quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Meiose

             Inicia com uma célula diplóide e termina em 4 células haplóides geneticamente diferentes entre si. É uma divisão reducional, pois são formadas duas células haplóides a partir de uma diplóide, ou seja, o número de cromossomos é dividido à metade ao final da processo.
             Este tipo de divisão ocorre apenas nas células das linhagens germinativas masculina e feminina e é constituída por duas divisões celulares: Meiose I e Meiose II.
             Eventos como o crossing-over (permutação gênica), que garante a variabiliadade genética, ocorrem nessa divisão.

sábado, 4 de setembro de 2010

Divisão Celular - Mitose


A mitose é uma divisão celular responsável pelo aumento no número de células, permitindo o crescimento, regeneração, diferenciação e até mesmo produção de neoplasias (câncer). Responsável por formar todas as células somáticas (do corpo), a mitose não altera o numero de cromossomos nas células-filhas, ou seja, se a célula iniciou 2n=46, as células-filhas materão o mesmo número, tendo as mesmas semelhanças genéticas.
Vídeo: simulação da locomoção dos anelídeos. Devido sua musculatura longitudinal e circular, esses animais apresentam independência em cada segmento do corpo. Além da locomoção, a condução do alimento, desde sua esntrada até a saída, também ocorre por contrações musculares dos segmentos do corpo que empurram o alimento por todo o trato digestório.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Simulado ENEM 2011

Ola caros estudantes,
Esta disponível no site do Terra  um modelo de simulado on-line do ENEM que por ser realizado através do link: http://noticias.terra.com.br/educacao/interna/0,,OI3887799-EI14112,00-Abertura.html


Boa sorte a todos.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Tradução - síntese de proteínas

           Tradução é o processo pelo qual a molécula de RNAm, originada pelo processo de transcrição do Ácido Desoxirribonucléico, sintetiza  proteínas a partir das informações contidas na molécula do DNA.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Descoberto novo elo entre macaco e ser humano

       Cientistas fazem descoberta de fóssil na África do Sul que possui várias características em comum com indivíduos do gênero ‘Homo’.Denominado de Australopithecus sediba, este pode ser o espécime que representa o elo mais próximo entre ser humano e macaco, fato que ajuda a esclarescer a história evolutiva do homem.
        A análise dos fósseis revelou que o A. sediba possuía cérebro e corpo pequenos, além de grandes braços, como outros australopitecos. Contudo, certos traços físicos – como o formato do cérebro, o pequeno tamanho dos dentes e alterações ósseas na bacia – são mais próximos do gênero Homo.

Referência: http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2010/04/mais-um-avo-para-a-especie-humana